top of page

Psicoterapia on-line

As novas formas de tecnologias da informação e da comunicação vêm ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas. O ano de 2019 marca uma nova era tecnológica da psicologia clínica, sendo ela caracterizada pelo estreitamento das relações e novos modos de se comunicar uns com os outros. A internet contribui para a diminuição do limite físico, ou seja, ela refez o modo como as pessoas se comunicam transpondo a barreira do físico. E isso não poderia demorar para chegar nos consultórios dos psicólogos.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP), atento a esse cenário sócio tecnológico, através da Resolução CFP n.o 11/2018, autoriza os psicólogos a prestar serviços mediados por tecnologias da informação e comunicação, em outras palavras, autoriza o atendimento on-line.
Falar sobre terapia on-line é falar sobre terapia contemporânea. Essa nova forma de análise viabiliza o acesso a todos aqueles que não conseguem, por motivos outros, estar presencialmente em um consultório de psicoterapia, desde a dificuldade de conciliar a análise presencial em sua agenda ou, ainda, uma questão geográfica, onde muitas pessoas de pequenas cidades ganham a possibilidade de iniciar sua psicoterapia.
A análise on-line entra no campo de ampliação da clínica, gerando um novo meio de operar e do fazer profissional. Cada abordagem da psicologia vem se atualizando para entender e abraçar essa nova modalidade e imposição da sociedade. Mas o que difere a análise presencial da análise on-line? A diferença está no fato que agora essa relação também poderá ser mediada por uma tecnologia, viabilizando ainda mais a assiduidade da análise. Em seu sentido profissional, não há diferença porque essa relação estará pautada dentro do Código de Ética Profissional do Psicólogo, mantendo o sigilo e compromisso profissional.

©2022. Todos os direitos reservados - Psicólogo Andrei Branco

bottom of page